O que procurar em uma guitarra clássica

Por uma razão ou outra, você tem o seu coração em conseguir uma nova guitarra clássica.

Se você tem jogado por dois dias ou duas décadas, a mesma pergunta se aplica – qual é o melhor instrumento que você pode obter para o seu orçamento? A boa notícia é que você não precisa pagar um braço e uma perna por um instrumento decente.

Existem muitas marcas disponíveis e muitas são de baixo custo, mas espere gastar pelo menos US $ 150 em um instrumento decente e jogável. Em uma nota lateral, minha primeira guitarra clássica foi uma guitarra Suzuki que meus pais pagaram US $ 100 em 1978. Como a madeira de qualidade está ficando mais escassa e cara a cada ano que passa, minha guitarra vale de 4 a 5 vezes mais hoje. !

Algumas empresas famosas, como Yamaha, Ibanez, Washburn e Fender, produzem guitarras clássicas em uma ampla gama de preços, incluindo alguns modelos de iniciante a intermediário na faixa de US $ 150 a US $ 350. Na extremidade superior do espectro, marcas de alto nível como Ramirez, Kohno, Bernabe podem ter preços próximos de 5 figuras!

E não, essa guitarra de $ 20 que você comprou naquela viagem para o México não servirá como um bom instrumento para aprender. É uma peça decorativa que não pode ser afinada e pertence à parede ao lado desse sombrero!

Neste ponto, você pode estar se perguntando se escolher um bom violão clássico é simplesmente uma questão de preço. Tenha certeza, não é. Enquanto o preço nos dá um indicador geral da qualidade de um instrumento, você também pode encontrar algumas jóias reais em lojas que vendem instrumentos usados ​​ou mesmo em sua simpática casa de penhores!

Vamos agora olhar para algumas coisas que devem ser observadas ao escolher um bom violão clássico.

Um violão clássico é, por definição, um instrumento de corda de nylon. As três cordas agudas superiores são feitas de náilon puro, não muito diferente da linha de pescar, enquanto as três cordas inferiores são feitas de náilon envoltas por um núcleo externo de níquel. Esta é a principal diferença entre um violão clássico e um violão de cordas de aço. E nunca se deve, sob nenhuma circunstância, tentar colocar cordas de aço em um violão clássico, pois isso causará sérios danos ao instrumento!

A primeira coisa que eu veria ao comprar um violão clássico é o tipo de madeira usada. Instrumentos de boa qualidade sempre têm um tampo feito de madeira maciça, geralmente abeto ou cedro. As costas e os lados do violão podem ser feitos de pau-rosa, mogno ou nyatoh. Dependendo da qualidade do instrumento, o topo, as costas e os lados podem ser construídos em madeiras maciças ou em camadas de madeira. Wood-ply é comumente encontrado em instrumentos de nível iniciante, pois é mais barato.

O topo é a caixa de ressonância do instrumento e é a principal superfície de ressonância onde as cordas se ligam à ponte. Uma guitarra de topo sólido sempre terá um tom mais rico e bem definido do que um com um tampo laminado ou de madeira. Também não é incomum encontrar guitarras com partes superiores sólidas, mas com costas e laterais de madeira.

Um vendedor de guitarra sempre tentará enfatizar que o violão que estão vendendo tem um tampo sólido – às vezes, mesmo quando não está. Comprador beware! Uma boa maneira de verificar é observar atentamente o padrão de granulação do topo do lado de fora do violão e compará-lo com o padrão de granulação no lado de dentro, olhando através da boca do violão. Isso tem um olho aguçado, mas se as pequenas estrias no padrão de grãos da madeira combinarem com o lado de fora e o lado de dentro, você pode ter certeza de ter um instrumento de topo sólido em suas mãos. Então, novamente, eu toquei alguns instrumentos de madeira compensada que soam bem e são perfeitas para guitarras iniciantes. Check full details https://afinadordeviolao.com.br/.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *